História

 

FICHA INFORMATIVA


Desenvolvedor: Statera Studio
Data de Fundação: 20 de abril de 2020
Fundadores: Jonathan Silva e Anderson Halfeld
Localização: Brasil (Remoto)

Contato comercial: [email protected]

==

 

 

HISTÓRIA

 

Prólogo

A Statera começa bem antes de existir, já que o amor que seus fundadores tinham pelos games surgiu nos anos 90, na era de ouro dos games de 16 e 32 bits, principalmente quando Jonathan Silva e Anderson Halfeld foram além dos videogames caseiros e conheceram as máquinas de arcades, em especial os jogos de luta, com os clássicos Street Fighter, Fatal Fury e The King of Fighters, entretanto, Jonathan era natural de São João de Meriti, Rio de Janeiro, e Anderson era natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Então, mesmo que a paixão de ambos pelos jogos fosse a mesma, eles não se conheciam, e só puderam compartilhar as suas histórias com os videogames no ano de 2017, quando passaram a trabalhar juntos. Na ocasião, Jonathan era um dos sócios de uma outra desenvolvedora de games. e após ver o portfólio com as artes do Anderson, resolveu contratá-lo para participar daquele antigo projeto.

O início da Sociedade

Em meados de 2018. Jonathan Silva resolveu que iria criar uma nova empresa de desenvolvimento de jogos. e consequentemente, iria abrir mão da sociedade que fazia parte naquele momento. Com isso em mente, ele resolveu convidar seu amigo Anderson Halfeld, que já trabalhava com ele, para que juntos pudessem criar a Statera Studio. A princípio os esforços estavam concentrados na concepção de personagens e criação de uma história para um jogo de luta autoral. Após o início do trabalho, não demorou muito para que algumas pessoas importantíssimas surgissem em seus caminhos, como o ilustrador Márcio Laizo, o roteirista Jefferson Tobi, o artista Rui Luís e o programador Júlio Centeno.

Encarando a realidade

O plano inicial era criar um jogo com pixel arte no estilo semelhante ao jogo The King of Fighters XIII da SNK, entretanto, conforme a produção do mesmo.
percebeu-se que seria inviável produzi-lo naquele momento devido ao alto valor de investimento que seria necessário, a partir daí uma nova estratégia foi traçada, e eles resolveram que fariam este mesmo jogo mas em uma versão Pocket, Essa mudança drástica demorou para ser assimilada por eles, mas havia o entendimento que, naquele momento, era necessário dar um passo para trás para depois dar dois ou mais passos para frente.

A fundação da Statera Studio

Em 20 de Abril de 2020, foi anunciado para o público a existência da Statera Studio e do jogo em desenvolvi mento Pocket Bravery. Alguns meses depois, em Julho daquele ano, ainda sem uma formalização oficial, a Stat- era foi contratada para prestar um serviço para uma empresa inglesa, que ofereceu um trabalho pontual que duraria 4 meses. E mesmo com este dinheiro arrecadado sendo algo "inesperado" naquele momento, acabou chegando em muito boa hora, já que foi fundamental para a constituição oficial da empresa, e além disso, como já haviam sido aprovados como desenvolvedores nos principais consoles de videogames, eles também foram capazes de adquirir os tão sonhados devkits.

O primeiro jogo lançado

Em 30 de Março de 2021 a Statera lançou o seu primeiro jogo próprio, Guns N' Runs. Este game foi feito em apenas 10 meses, e teve como principal objetivo servir como um projeto para a equipe entender como funcionava o mercado, no que diz respeito ao lançamento de jogos autorais, além de poder mostrar para o público que a empresa era séria e tinha responsabilidade para iniciar, terminar e lançar os seus jogos. Depois de lançado, este jogo confirmou alguns pensamentos de seus fundadores, mas principalmente, ele causou algumas reflexões que trouxeram algumas mudanças importantes em suas mentalidades.

Uma parceria estrangeira

Em julho de 2021 a Statera recebeu um aporte financeiro da Publisher PixelHeart, esse dinheiro serviu para que a empresa contratasse mais profissionais para trabalhar no Pocket Bravery, entretanto, como o dinheiro não seria o suficiente para manter a equipe por todo o tempo de desenvolvimento, Jonathan e Anderson resolveram oferecer parte da sociedade da Statera Studio para a PixelHeart, a fim de captar mais fundos para manter a equipe trabalhando neste projeto. E com o tempo, depois de negociarem os termos, eles chegaram a um acordo que, mediante algumas condições, poderia levar a PixelHeart se tornar uma sócia da Statera no Brasil, com isso eles assinaram um contrato, que resultou em um novo aporte financeiro para manter e aumentar mais uma vez a equipe, agora por um tempo mais longo.

Um convidado especial

Devido a parceria com a PixelHeart, a Statera conseguiu os direitos para trazer um personagem convidado de outro jogo para o Pocket Bravery, oriundo da franquia Breakers, clássico de luta dos arcades dos anos 90. E como a comunidade do jogo estava fazendo alguns torneios com a beta do Pocket Bravery, especialmente o influencer Diorod, o jogo recebeu o convite para ser um dos jogos principals da edição de 2022 do Treta Championship, maior evento de jogos de luta da América Latina. E foi ali que o personagem Sho Kamui, da franquia Breakers, reimaginado em versão Pocket, foi apresentado a todos os presentes em um vídeo especial no fim do evento, causando grande comoção no público presente.

O segundo jogo lançado

Em 31 de Agosto de 2023 o segundo jogo autoral da Statera, Pocket Bravery, foi oficialmente lançado. naquele momento apenas no PC, via Steam. Este jogo foi um projeto mais longo, que durou aproximadamente 4 anos para ser concluído, e chegou a ter 30 pessoas trabalhando simultaneamente no jogo. Após o lançamento, ainda naquele mesmo ano, o jogo foi indicado para o The Game Awards 2023 na categoria de melhor jogo de luta, e além disso, foi o vencedor dos prêmios de melhor jogo brasileiro de 2023 pela Brazil Games Awards e melhor jogo brasileiro de 2023 pelo Flow Games Awards. E mesmo após seu lançamento, o jogo ainda está em constante desenvolvimento. trazendo atualizações com ajustes de balanceamento e lançando novos personagens via DLC.

Um novo acordo

No início de 2024 a Statera Studio e a PixelHeart concordaram em renegociar os termos do acordo que tinham fechado em 2021, e neste novo acordo, eles continuariam trabalhando juntos nos jogos já lançados. Guns N' Runs e Pocket Bravery, além de trabalharem juntos em mais dois jogos vindouros, Naughty Geese e Shield Strike. Mas a partir da assinatura do contrato. que aconteceu em Março de 2024, o acordo para uma possível sociedade foi encerrado, com ambas as partes satisfeitas pelo novo acordo, já que seria vantajoso para ambos. Com isso, a Statera voltou a ser 100% independente, tendo apenas Jonathan e Anderson na direção do negócio.

Uma nova fase, uma nova imagem

Após os eventos mencionados anteriormente, a Statera Studio entrou em uma nova fase, ciente de que novos desafios estavam por vir. Por isso, Jonathan e Anderson decidiram realizar uma leve reformulação no logotipo da empresa, buscando refletir esse novo momento, pois, depois de tantas lutas, tristezas, conquistas e aprendizados, os fundadores se sentiam mais preparados para os desafios que viriam. Sendo assim, nada melhor do que (re)começar 100% atualizado e renovado.

O nascimento de um mascote

Por terem sido crianças nos anos 90, Jonathan e Anderson cresceram como fãs dos mascotes que representavam as empresas de games, e embora saibam que essa pratica não é mais comum nos tempos atuais, ainda assim, como entusiastas destes ícones, também decidiram idealizar o próprio mascote para a empresa de games ao qual são os donos, e foi assim que nasceu o Sparky, o mascote da Statera Studio.

O que estamos fazendo agora...

E por prezar pela gestão, profissionalismo e simplicidade, a Statera Studio chegou até aqui, tendo dois jogos lançados, e assumindo o compromisso de continuar atualizando este site com o passar do tempo. Atualmente estamos trabalhando nos jogos Naughty Geese, Shield Strike e Arashi Gaiden, além das DLCs do Pocket Bravery. Entretanto, existem 2 outros jogos ainda não anunciados que estão sendo trabalhados. ainda lentamente, mas já com a criação de alguns assets e conceitos, e tendo a previsão para desenvolvimento mais assíduo à medida que os atuais vão sendo finalizados e lançados.

 

 

 

IMAGENS

Fotos

 

 

LOGO

 

 

PRESS KITS

Naughty Geese

Shield Strike

Guns n' Runs

Arashi Gaiden

Pocket Bravery

 

 

MÍDIAS SOCIAIS

 

 

  Junte-se à comunidade!

 

 

ENTRE EM CONTATO:

[email protected]

 

PEÇA SUA KEY DE IMPRENSA:

[email protected]